Formadores

Coordenação e equipa de formadores

​​




​​​

Mário Rui Santos 
Com formação de base na área da gestão e marketing e uma experiência de 20 anos de trabalho nas áreas da comunicação e marketing, Mário Rui Santos colaborou com algumas das mais prestigiadas agências nacionais e multinacionais de comunicação e publicidade em Portugal, tendo no início da sua carreira profissional interrompido a sua actividade para servir no Exército Português como oficial de instrução na Escola Prática de Administração Militar.

Assumiu - tanto a nível nacional como internacional - cargos de direcção e de coordenação de acções de comunicação e marketing de clientes em áreas como o grande consumo, serviços financeiros, telecomunicações, turismo, indústria automóvel, bem como na área do marketing social, político e eleitoral.

Em 2001, cria a sua própria estrutura de consultoria e formação em marketing, motivação e empreendedorismo, tendo recebido igualmente a certificação como formador pelo IEFP (nº EDF 28455).

Como resultado da incursão profissional pela área da motivação, Mário Rui Santos foi diplomado pelo London College of Clinical Hypnosis (LCCH)(1) na área de Hipnose Clínica, recebendo mais tarde formação e certificação profissional  (Practitioner Diploma) também pelo LCCH (id nr.8004).
Em formação permanente, nesta área da hipnose clínica, participou em 2008 como aluno convidado do LCCH UK no quarto nível de formação em hipnoterapia (Cognitive Behavioural Hypnotherapy).
Pertence, na qualidade de "Full Member" à British Society of Clinical Hypnosis (www.bsch.org.uk), possui formação em consultoria filosófica na linha de Lou Marinoff (Gabinete Project@ - Portugal) e competências na área da Cura Prânica (linha do Mestre Choa Kok Sui).

Com formação específica em campos como o dos Cuidados Paliativos, Interpretação de Sonhos, Ataques de Pânico, Controlo de Peso, Controlo de Tabagismo, TLT (Time Line Therapy), EMDR (Eye Movement Dessensitization Reprocessing) , ETA (Empowerment through Archetypes), Life Between Lives (Vidas entre Vidas) e Smoking Cessation (Cessação Tabágica) e HypnoBirth (Hipnoparto), este profissional colaborou de 2003 a 2008 como consultor e professor do LCCH em Portugal e Espanha, exercendo as funções de supervisor de formação e de responsável do departamento de ligação ao aluno. 
Tendo sido ainda responsável pelo lançamento dos cursos do LCCH no Porto, Algarve e em Espanha (Barcelona) e pelos formatos de ensino intensivo do LCCH em Portugal.
Participou também como formador no projecto do LCCH Malásia em 2007.

Recebeu formação directa de alguns dos mais eficazes e proeminentes hipnoterapeutas/psicoterapeutas britânicos, entre 2003 a 2006, tendo mais tarde acompanhado os mesmos profissionais em diversas acções de formação na qualidade de supervisor/tutor do LCCH em Portugal, a saber:

Michael Joseph - Fundador e Director do LCCH
Ursula James - a premier hypnotherapy practitioner and teacher in the UK, and a Patron of the National Phobic Society (NPS) and the National Centre for Domestic Violence (NCDV). 
Peter Mabutt, FBSCH- actual director do LCCH
Avy Joseph - MSc FBSCH - Director da City Minds
Maggie Chapman - D.Hyp, PDCHyp, FBSCH
Charles Caruana - BSc(Hons) UKCP.Reg PDCHyp. MBSCH
Christa Mackinnon - MSc. (Psych), DFCouns., PDCHyp, FBSCH, FBAMH
Sjanie Hugo - BA, DCHyp, PDCHyp, MBSCH
Amanda Farr - PDCHyp, FBSCH, FBAMH
(entre outros)

...e ainda com algumas das autoridades mundiais em hipnoterapia ericksoniana:

Sofia Bauer - psiquiatra brasileira, psicoterapeuta e hipnoterapeuta
(Curso de Hipnose Ericksoniana - Lisboa - 2013)

Teresa Robles Uribe - investigadora e autora mexicana, antropóloga e psicoterapeuta ericksoniana
(Curso de Hipnose Ericksoniana Aplicada - Lisboa - 2014)

Jeffrey Zeig - presidente da Milton Erickson Foundation
(Técnicas Avançadas de Terapia - Cracóvia - 2014)

Eric Greenleaf - psicoterapeuta e aluno directo de M.H.Erickson
(Abordagens Ericksonianas ao Cancro - Cracóvia - 2014)

Betty Alice Erickson - psicoterapeuta
(Hipnose Ericksoniana - Abordagens Indirectas - Cracóvia - 2014)

Na área da terapia regressiva:

Hans TenDam - psicoterapeuta
(Técnicas corporais na terapia regressiva - Vila do Conde - Congresso EARTH 2014)

Brian Weiss - psiquiatra
(Muita Vidas, Muitos Mestres - Workshop Vivencial - Londres - Maio 2015)

Na área do hipno-parto:
Teri Gavin Jones - midwife, hypnobirth practitioner
(Congresso APEO Coimbra - 2014)

Em Hipnoterapia Cognitiva:
Balão Intragástrico Imaginário (controlo alimentar), HC aplicada ao desporto, 
HC aplicada à dor e HC com crianças
Benomy Silberfarb (Lisboa - 2014)
...
Desde 2013 tem vindo igualmente a complementar esta formação com  a aprendizagem de abordagens ligadas
à cura energética e espiritual (Cura Prânica - linha do Mestre Choa Kok Sui) e a estudar vivencial e experiencialmente a meditação budista (Vipassana - linha S.N.Goenka).
Concluiu recentemente a formação do protocolo da Terapia da Dignidade (Prof. Harvey Chochinov).

Actualmente, a sua actividade profissional reparte-se pela colaboração como formador e supervisor de formação na área da hipnose clínica, e ainda pela formação e consultoria na área da comunicação, marketing e motivação.

Na área da hipnose clínica é também terapeuta e facilitador desde 2004, em Lisboa, Porto, Leiria, Coimbra, Aveiro e Faro
como colaborador regular de alguns centros terapêuticos e de formação, tendo igualmente uma prática de colaboração voluntária com algumas instituições privadas de solidariedade social. 

Foi membro fundador da Associação de Hipnose Clínica de Portugal e é coordenador - desde Julho de 2008 - do 
Grupo Português de Hipnose e Motivação e da Hypnos Portugal (formação).
Pertence igualmente como full member à British Society of Clinical Hypnosis para quem presta serviços de supervisão clínica em Portugal.

Coordena e mantém, desde Julho de 2006, o blog sobre pensamento positivoHipnozz.Blogspot.com, é autor dos livros "Hipnose nos nossos dias" publicado pela editora Ariana em Janeiro de 2009 e "Hipnose e Ansiedade" publicado pela mesma editora em Julho de 2010.

Colaborou e colabora regularmente com vários orgãos de comunicação social, organismos oficiais e entidades de ensino, faculdades e associações de estudantes (Universidade de Aveiro-NEP, Esc.Superior de Enfermagem de Viseu, 
Faculdade de Medicina Dentária - Univ.Porto, entre outros) divulgando e abordando a temática da hipnose.


(ver nota biográfica completa)